Como fazer o ponto corrente em crochet

By Rita - março 05, 2019

Nem sempre é fácil começar. Mesmo com o planeamento feito e com ideias seguras do que queremos é difícil dar o primeiro passo. Nesta situação o mais simples e mais comum é capaz de ser também o mais acertado: começar pelo princípio. 

O princípio no crochet são os pontos base, contam-se pelos dedos de uma mão e permitem-nos fazer todo o tipo de projectos: dos mais básicos aos mais elaborados. A renda mais complexa é toda feita destes 3 ou 4 pontos combinados. Por isso basta dominar estas técnicas e somos capazes de fazer "quase" tudo!

Ainda estão comigo? :) Querem aprender a fazer crochet? Leiam este post até ao fim, peguem em fio e agulha e pratiquem. Se tiverem questões partilhem-nas na caixa de comentários que eu responderei pronto.

Vamos então começar:

Ponto corrente




O ponto corrente é a base da maior parte dos projectos de crochet.

Para fazer este ponto começa por dar um nó ajustável a cerca de 15 cm da ponta do fio: torce o fio de forma a formar um laço e enfia a agulha:



Segura a ponta do fio com o polegar e, com a ponta da agulha, vai buscar fio (ao fio que vem do novelo):



Passa o fio por dentro da laçada e já está, tens um nós ajustável e podes começar a fazer correntes:



Mantendo o nó justo à agulha, vais repetir o movimento anterior: segura a agulha com a ponta virada para ti e passa-a por baixo do fio, enrola-o à volta do fio e fá-lo passar por dentro da laçada.




Parabéns, fizeste a tua primeira corrente!



Agora, repete este passo várias vezes até teres o número de correntes desejadas. Aproveita para praticar porque no próximo post vamos utilizar esta corrente para aprender o ponto baixo. Até lá!


Materiais utilizados neste tutorial:
Fio: Katia Merino Grosso, cor 22
Agulha: BRITTANY knitting needles and crochet hooks

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários