Projecto: elásticos para o cabelo em crochet

By Rita - março 12, 2019


Hoje é dia de pôr em prática os pontos que já aprendemos. "Mas é possível fazer alguma coisa só com dois pontos tão singelos?" perguntam vocês :) É sim, podemos fazer muita coisa mas eu decidi começar por algo útil e pequeno, para terminarem depressa e entusiasmarem-se a fazer mais!

Vamos transformar elásticos de cabelo, dos mais simples que há, em elástico únicos, personalizados ao nosso gosto. Prontas para começar?


Elásticos para cabelo em crochet


Material necessário:

- 2 elásticos de cabelo (ou quantos quiserem)

- fio de algodão - eu utilizei Safran (Garnstudio Drops)

- agulha adequada ao fio, usei 2,5mm no primeiro elástico e 3mm no segundo

- agulha de tecelagem para rematar

- tesoura


Projecto:

Vamos pegar no fio e fazer uma corrente à volta do elástico.



A partir daqui vamos trabalhar sempre com o elástico "no meio" (só faz impressão nos primeiros pontos!). Fazemos um ponto baixo indo buscar fio por baixo do elástico, ficamos com 2 argolas na agulha, vamos buscar fio e fechamos o ponto. (Façam estes pontos por cima da ponta do fio, assim não têm de a rematar.)


O primeiro ponto baixo já está, agora só é preciso continuar até tapar completamente o elástico.


Quando o elástico estiver coberto de pontos temos de unir o último ponto feito com o primeiro que fizémos. Para isso vamos passar a agulha no topo do primeiro ponto, apanhar fio e puxá-lo para nós formando uma laçada. Agora cortam o fio e puxam-no para vocês.



Para rematar, enfiam a ponta do fio na agulha de tapeçaria e vão passar com a agulha por dentro dos pontos para o esconder. Quando estiver quase cortam a ponta que ainda estiver à vista.


E temos um elástico personalizado e feito por nós!



Com os mesmos pontos podemos fazer um elástico com mais fru-fru, o que me dizem, ainda têm energia para mais uns pontos?

Para esta versão começamos por forrar um elástico com pontos como fizémos com o anterior, depois de unirmos o primeiro e o último ponto fazemos três correntes e um ponto baixo na terceira corrente (começamos a contar sempre da agulha).


Fazemos um ponto baixo no primeiro ponto da fila anterior. 3 correntes, 1 ponto baixo na terceira corrente e um ponto baixo no próximo ponto da fila anterior. E assim sucessivamente até ao fim.


Finalizamos como no primeiro elástico e voilá temos um elástico giríssimo e único!


Gostaram? Quando fizerem os vossos elásticos partilhem nas redes sociais com #crochetpowerpt ou identifiquem-me no instagram para eu poder ir vendo!

Boa semana e bom crochet!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários